top of page

A Saucerful of Secrets

Atualizado: 21 de abr. de 2021


É o segundo álbum de estúdio.

A turnê "Pink Floyd European Tour 1968" ocorreu entre 17 de Fevereiro de 1968 e 28 de Dezembro de 1968. A turnê americana, "A Saucerful of Secrets US Tour" ocorreu entre 8 de Julho de 1968 e 24 de Agosto de 1968. O período é de transição. Syd Barrett estava prestes a sair da banda, o que ocorreu definitivamente em Março de 1968, e Gilmour estava se juntado ao grupo. Como se pode notar das composições, existem resquícios notáveis da personalidade de Barrett, mas o rumo estava sendo alterado, com Waters escrevendo boa parte das músicas, seguido de Wright, que escreveu duas. Músicos convidados: Norman Smith (bateria e vocal de apoio em "Remember a Day"), e; oito membros da Banda Internacional do Exército de Salvação (Salvation Army) - para gravação dos metais em "Jugband Blues".

Este álbum é sui generis, apresentando várias curiosidades:

  • Syd Barret e David Gilmour participaram juntos da gravação de apenas uma música em toda a história da banda, e foi neste álbum: "Set the Controls for the Heart of the Sun". Syd Barrett tocou em três faixas ("Remember a Day", "Set the Controls for the Heart of the Sun" e "Jugband Blues") e Gilmour tocou em cinco ("Let There Be More Light", "Set the Controls for the Heart of the Sun", "Corporal Clegg", "A Saucerful of Secrets" e "See-Saw").

  • Richard Wright canta em cinco das sete músicas. Assim, este álbum é o único da discografia da banda onde é o vocalista principal na maioria das faixas.

  • É o único álbum da banda onde todos assumem o lead vocal em alguma música;

  • Seria o único ãlbum da banda no qual Nick Mason atua como vocalista principal de uma música ("Corporal Clegg"), não fosse por sua frase em "One of These Days" ("I'm Going to Cut You Into Little Pieces"), do álbum "Meddle" (1971), e também por seu discurso com efeito de vocoder em "Sheep", do álbum "Animals" (1977).

  • Nick Mason já declarou que este é o seu álbum favorito.

Músicas que apareceram nos repertórios das turnês "Pink Floyd European Tour 1968" e "A Saucerful of Secrets US Tour" :

"Astronomy Domine"

"Interstellar Overdrive"

"Set the Controls for the Heart of the Sun"

"Pow R. Toc H."

"Let There Be More Light"

"The Massed Gadgets of Hercules"

"Flaming"

"Keep Smiling People" ("Careful with That Axe, Eugene")

"Remember a Day"

"It Would Be So Nice"

"Matilda Mother"

Este álbum eu comprei em vinil no "Museu do Disco", na região central de São Paulo, localizado logo atrás do Teatro Municipal, em meados de 1988, vinte anos após o lançamento, portanto. Vivia em uma fase de pesquisa musical para composição, e este disco me chamou a atenção quando olhei a capa e vi o nome Pink Floyd logo acima, banda que conhecia pouco do trabalho desde os meus sete, oito anos de idade. Cheguei em casa ávido para ouvir, e após rapidamente dispor o vinil entre o rotor e a agulha, encantei-me logo de imediato com "Remember a Day" e "Set the Controls for the Heart of the Sun", músicas que ainda hoje gosto muito. "Remember a Day", a propósito, obra de Wright, foi tocada ao vivo apenas duas vezes: em maio 1968 em um bis, e quarenta anos mais tarde, em setembro de 2008, por David Gilmour em memória a Wright. As letras falam sobre recordações da infância.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page