top of page

Obscured by Clouds

Atualizado: 21 de abr. de 2021


É o sétimo álbum de estúdio.

"La Vallée", ou "A Colina Sagrada", ou, ainda, "Obscured by Clouds" também foi dirigido por Barbet Schroeder ("More"), e contou novamente com o Pink Floyd para a criação da trilha sonora.

O filme conta a história de uma mulher, esposa do cônsul francês na Austrália, que se junta a um grupo de exploradores em busca de um misterioso vale escondido em Nova Guiné, na Oceania, "coberto pelas nuvens", onde espera encontrar as penas de um pássaro extremamente raro. Ao longo do caminho, e adentrando a densa selva, e no pico do Monte Gilowe, os viajantes fazem contato com a tribo Mapuga, um dos grupos mais isolados de seres humanos na terra. Após, ela é inspirada a explorar a sua própria humanidade, livre das suas idéias subjetivas sobre "civilização", e, assim, tornando a sua pesquisa pelas penas numa busca do paraíso.

"Heaven sent the promised land
Looks all right from where I stand
'Cause I'm the man on the outside looking in
Waiting on the first step
Show me where the key is kept
Point me down the right line
Because it's (...)"

Na época em que o disco foi produzido, a banda já trabalhava no álbum "Dark Side of the Moon" (1972), e pode-se encontrar semelhanças de sonoridades e idéias musicais nas duas obras, inclusive o modo de trabalhar as composições, com participação ativa de Gilmour, Waters e Wright. Apenas para ilustrar, o instrumental "When You're in" com guitarra e órgão hammond proeminentes nutre sem dúvidas semelhanças com "Any Colour You Like". "Childhood's End" tem uma pegada firme, rock'n roll, com hammonds, guitarra, bateria pulsante, e é uma das minhas prediletas. As músicas "Stay" e "Us and Them" poderiam fazer parte de uma mesma suíte, são extremamente lindas, e ao mesmo tempo evocam introspecção, causando sensação de que o mundo nos reserva ainda bons momentos.

"Stay", com letra escrita por Waters, é cantada por Wright, que compôs a parte musical. O arranjo contém o piano de Wright e o contrabaixo de Waters, com um solo e toques ornamentais de Gilmour, fazendo uso do pedal wah-wah. A propósito, é a única música da história da banda que é utilizado este efeito de forma integral. A exemplo mais uma vez de "Us and Them", a música conta com progressão de acordes sobre baixo contínuo. No caso de "Stay", o verso da canção traz a nota Sol em baixo contínuo, enquanto os acordes maiores se alteram em progressão I-IV-V (Sol, Dó, e Ré). O Ré Maior, sobre o baixo Sol representa acorde de Sol com sétima maior e nona, evocando sentimento de melancolia. O chorus traz mudanças de acordes de Sol menor (com sétima) para Dó Maior com sétima e nona, comum nas composições de Wright. (veja "Pow R. Toc H.", a sessão "Funk Dung" da "Atom Heart Mother", ou "The Great Gig in the Sky").

"Absolutely Curtains" é uma canção praticamente instrumental que fecha o álbum. A última parte da faixa é um canto da tribo Mapuga.

Trata-se de uma obra notável, fruto da maturidade finalmente alcançada da banda, e já sinalizava o que viria a seguir: "Dark Side of the Moon" (1972).

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page