top of page

Ummagumma

Atualizado: 21 de abr. de 2021


É o quarto álbum de estúdio, com quatro segmentos solos, um por cada membro da banda.

O álbum contém também músicas gravadas ao vivo, de apresentações no Mothers Club Birmingham em 27 de Abril de 1969, e também da semana seguinte, em 2 de Maio, no Manchester College of Commerce.

A capa do álbum tem variantes entre as versões britânica (e canadense) e a americana. A versão britânica tinha o álbum com a trilha sonora do filme "Gigi" logo acima do nome da banda, apagado na versão americana, e a razão mais plausível é por respeito a questões de copyright.

Surgiram teorias das mais diversas vertentes para explicar a forma de montagem dos equipamentos da banda dispostos na contracapa. Muitos afirmam que a banda passou a se unir às forças do mal para alcançar o sucesso. Há quem diga que a montagem de fotografias finalizando com o disco faz parte de um grupo de mensagens relacionado a Enigma Publius. De fato, para quem sustenta esta idéia, logo acima do nome da banda, apoiado na parede, está um disco com a trilha sonora do filme "Gigi" (1958), um grande clássico que conta a história de Gaston Lachaille, o solteiro mais cobiçado de Paris que se apaixona por Gigi, uma jovem irrequieta e que recebe aulas de etiqueta para se tornar uma dama da aristocracia. Assim, a afirmação é que existem, pelo menos, quinze sincronismos comprovados entre o álbum e o filme, e o mais impressionante disso tudo é que se retirarmos as vogais do nome "Ummagumma", a palavra que se forma é a seguinte: MMGMM. Vale lembrar que "Gigi" é um filme da MGM (Metro-Goldwyn-Mayer Inc.), assim como todos os outros em que ocorrem os sincronismos, como "O Mágico de Oz" (1939), ou "2001: Uma Odisséia no Espaço", com exceção de "Planeta dos Macacos" (1968), da 20th Century Fox.

“Grantchester Meadows” (Waters) e “The Narrow Way (Part 3)“ (Gilmour) são notáveis, e a banda tocou estas músicas ao vivo por muitas vezes. Considero maravilhosa a suíte "Sysyphus - partes 1 a 4" (Wright), e sempre tocamos ao vivo nos shows da Echoes Pink Floyd São Paulo. A suíte "The Grand Vizier's Garden Party" (mason), é propícia aos ouvidos mais aficcionados, devido a sua complexidade e nuances não pitorescas, mas tem a verdade ínsita nos sons percussivos, entremeados por teclados e contrabaixo, todos tocados por Mason, com exceção da flauta, que, a propósito, foi gravada por Lindy Mason, sua mulher.

Na mitologia grega, Sísifo, filho do rei Éolo, da Tessália, e Enarete, era considerado o mais astuto de todos os mortais. Foi o fundador e primeiro rei de Éfira, depois chamada Corinto , onde governou por diversos anos. Casou-se com Mérope, filha de Atlas, sendo pai de Glauco e avô de Belerofonte. Mestre da malícia e da felicidade, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos Deuses, pois segundo Higino, ele odiava seu irmão Salmoneu, e perguntando a Apolo como ele poderia matar seu inimigo, Deus respondeu que ele deveria ter filhos com Tiro, filha de Salmoneu, que o vingariam. Dois filhos nasceram, mas Tiro, descobrindo a profecia, os matou. Sísifo se vingou e, por causa disso, recebeu como castigo na terra dos mortos empurrar uma pedra até o lugar mais alto da montanha, de onde ela rola de volta.

A peça "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict" (Waters) contém vários minutos de ruídos que lembram animais exóticos em uma grande caverna, principalmente pássaros. Se o ouvinte resolver de fato ingressar no mundo proposto pelo compositor, sem ressalvas, poderá ter incríveis sensações anestésicas. A voz de Roger Waters simulou boa parte dos sons, com técnicas de gravação. A vocalização imprecisa com sensível sotaque escocês tem uma razão: os "Picts" foram o povo indígena que viveu onde atualmente é a Escócia. Existe mensagem subliminar na canção, e isto pouca gente sabe: aproximadamente aos 4:34 minutos, se tocada numa velocidade baixa, Waters pode ser ouvido dizendo "that was pretty avant-garde, wasn't it?", o que significa, em português, "isso foi bem de vanguarda, não foi?" Waters também pode ser ouvido dizendo "thank you" ("obrigado") logo após o final da narrativa com sotaque escocês. Waters disse: "Isso na verdade não é nada, é um pouco de poesia concreta. Estes foram sons que eu fiz, a voz e as batidas na mão foram todas feitas por humano - sem instrumentos músicais" (entrevista na University of Regina Carillion, em outubro de 1970).

Por se tratar de uma obra de difícil paladar ao ouvinte menos afeiçoado a experimentalismos e longos temas instrumentais, teve sem dúvida excelente aceitação no mercado fonográfico, e chegou a ser o quinto mais vendido no Reino Unido, e foi a primeira vez que a banda conseguiu inserir um álbum na lista norte americana dos cem mais vendidos. Chegou a disco de ouro em Fevereiro de 1974 e a disco de platina em Março de 1994.

Gosto muito deste álbum, e não raras as vezes escuto-o inteiro, principalmente a parte gravada em estúdio. É a fase do Pink Floyd que consolidou a áurea lendária à banda, garantindo assim um espaço no rol das bandas que não economizaram experiências no curriculum.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page