top of page

Journey to the Centre to the Earth e os VSTI's

Atualizado: 21 de abr. de 2021


Quem me conhece sabe da admiração que tenho por Rick Wakeman, que vem de longe, desde os tempos em que ainda aprendia as primeiras lições de piano com a saudosa Professora Tomazia Neves, na década de 1970, que foi amadurecendo à medida que passei a frequentar os bancos escolares do Conservatório Heitor Villa Lobos, na década de 1980.

Sempre quis tocar ao vivo esta obra, mas, evidentemente, reunir uma orquestra não é algo simples, e, então, fui adiando meus planos até que a era dos computadores tornou possível implementá-lo em razão do advento dos instrumentos virtuais fantásticos, baseados em amostras de áudios gravadas ao vivo dos próprios instrumentos, com modelagem digital, os quais, combinados com os sequenciadores formidáveis e potentes (DAW) disponíveis no mercado, proporcionam ferramentas incríveis até mesmo para o âmbito dos homes studios.

"Journey to the Centre of the Earth", ou "Viagem ao Centro da Terra" é o título do segundo álbum do tecladista Rick Wakeman, que abrihantou a banda YES, dentre outras. Lançado em 1974, é uma adaptação livre da obra homônima do escritor francês Júlio Verne. A gravação do disco foi realizada ao vivo no Royal Festival Hall, em Londres, Inglaterra, no dia 18 de janeiro de 1974, com o Ronnie Lane's Mobile Studio. O álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas, e o terceiro lugar nas paradas norte-americanas.

Conta-se que Rick decidiu realizar a gravação ao vivo este álbum, devido ao seu alto custo. Ele não tinha como arcar com a produção que envolvia uma orquestra e um coro com muitos elementos. A solução foi realizá-lo como um show. Na época a sua gravadora A&M, ramo inglesa, não concordou em arcar com a produção. Foi necessário que Rick convencesse a A&M, ramo americana, a fazê-lo.

Meu objetivo é a transcrição full score da gravação original. Ao vivo, farei boa parte dos instrumentos da orquestra, como cordas e metais, além, é claro, dos leads de minimoogs, pianos elétricos, pianos acústicos, clavinetes e mellotrons.

Utilizei nesta gravação de vídeo e áudio (trecho inicial da obra) eos seguintes equipamentos: Sony Vegas PRO 12; VSTI EastWest Quantum Leap Symphonic Choirs; VSTI EastWest Quantum Leap Symphonic Orchestra; DAW Sonar X3 Producer.

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page