top of page

A Momentary Lapse of Reason

Atualizado: 21 de abr. de 2021


É o décimo terceiro álbum de estúdio.

A turnê "A Momentary Lapse of Reason Tour" ocorreu entre 9 de Setembro de 1987 e 18 de Julho de 1989, e reúne músicas de várias apresentações da banda desta turnê no álbum "Delicate Sound of Thunder" (1988).

David Gilmour e Nick Mason decidiram gravar um novo álbum com a rubrica Pink Floyd. Convidaram Richard Wright para colaborar, que não era mais membro oficial da banda desde as gravações de "The Wall" (1979). O clima não era propício para o projeto, pois a saída de Waters após "The Final Cut" (1983) foi deveras tumulduada, e estava instaurada fortemente a celeuma envolvendo o nome da banda e os seus direitos, só resolvida de forma judicial meses após o lançamento deste disco.

Com efeito, após o lançamento do seu segundo álbum solo "About Face" (1984), Gilmour viu-se em um dilema: como gravar um álbum do Pink Floyd sem a presença de Waters? Não seria tarefa fácil, e a razão é muito simples, com exceção do primeiro álbum, praticamente criado à imagem e semelhança de Syd Barrett, a identidade da banda foi se consolidando ao longo dos anos pela presença marcante de Waters, a partir principalmente de "Whish You Were Here" (1975). Nick Mason disse: "Naquela época eu pensei como poderíamos viabilizar o próximo álbum, e, se pudermos, será um longo tempo no futuro, e ele provavelmente vai ser mais por causa do sentimento de obrigação de fazê-lo, sem qualquer entusiasmo".

O disco tem uma bela capa, e é um capítulo à parte. Interessante lembrar que não se trata de uma montagem. A foto é real, e foram necessárias cerca de setecentas camas. Um trabalho do artista surrealista Storm Thorgerson que era avesso aos artifícios digitais. Existe, é claro, uma simbologia neste cena. Verifica-se a asa-delta como referencia à musica "Learn to fly", e os cães sentados à beira da praia referindo-se à música "The Dogs of War". Note-se que a camas são típicas de hospitais, e não é difícil concluir que o homem com um espelho se encontra perdido, em contrapartida ao título do álbum que significa "um lampejo de lucidez".

Voltando ao conteúdo do álbum, sabe-se que grande parte do projeto foi gravado no Astoria, o famoso barco-estúdio de David Gilmour. Ao contrário dos títulos anteriores, principalmente os criados por Waters, "A Momentary Lapse of Reason" (1987) não é um trabalho conceitual, nem temático, não é, enfim, uma ópera rock. É uma coletânea de canções escritas por Gilmour em parceria com músicos, como Anthony Moore. Foram contratados para a gravação do álbum, dentre outros, Jon Carin, que acompanharia a banda nas turnês seguintes (inclusive nas turnês solos de Waters), e Bob Ezrin, que também coproduziu e já havia trabalhado no álbum "The Wall" (1979).

Músicas que apareceram nos repertórios da turnê "A Momentary Lapse of Reason Tour":

"Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-5)", substituída por "Echoes" após onze shows.

"Signs of Life"

"Learning to Fly"

"Yet Another Movie"/"Round and Around"

"A New Machine (Part 1)"

"Terminal Frost"

"A New Machine (Part 2)"

"Sorrow"

"The Dogs of War"

"On the Turning Away"

"One of These Days"

"Time" (sem "Breathe Reprise")

"On the Run"

"The Great Gig in the Sky"

"Wish You Were Here"

"Welcome to the Machine"

"Us and Them"

"Money"

"Another Brick in the Wall (Part 2)"

"Comfortably Numb"

"One Slip"

"Run Like Hell"

"Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-5)" (após onze shows)

As músicas "Learning to Fly", "One Slip", "The Dogs of War" e "Sorrow", garantem bons momentos ao álbum, porém, as outras não acrescetaram muito. Tenho a dizer que se trata de uma disco mais aproximado à carreira solo de Gilmour, e não existe deméritos nisso, pelo contrário, cuida-se de um grande músico, porém, o que se espera é um disco com a personalidade do Pink Floyd, e isto, de um modo geral, não ocorreu.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page